CEO da SATA pediu a demissão

CEO da SATA pediu a demissão
Olivéria Santos

O presidente do conselho de administração do Grupo SATA, António Gomes de Menezes, pediu a demissão do cargo que ocupava desde Novembro de 2007.

 

A noticia do pedido de demissão de António Gomes de Menezes, foi avançada ontem pelo Açoriano Oriental, que tentou apurar as razões da saída do Grupo SATA, sem sucesso.

 

No passado dia 29 de Abril a plataforma de sindicatos do grupo SATA pediu "a intervenção política imediata" do presidente do Governo dos Açores "na tentativa de resolver rapidamente" a situação de "má gestão" do conselho de administração da transportadora aérea açoriana.

Em comunicado, a Plataforma referiu que o conselho de administração é "responsável pela fuga de quadros e diversos atrasos, adiamentos e, inclusive, necessidade de fretamento de voos a outras companhias".

 

Para os sindicatos "a situação agravou-se nas últimas três semanas" com "uma média de três voos por semana afectados, sobretudo para a América do Norte".

O porta-voz da Plataforma de Sindicatos do grupo SATA, Bruno Fialho, em declarações à agência Lusa, apontou que "a falta de pessoal" na companhia "é meramente uma opção de gestão".

 

Afirmou também que "a frequência de fretamentos" a outras companhias "custa centenas de milhares de euros", verba que pertence "ao povo açoriano", mas que na opinião de Bruno Simões poderia ser empregue para descer a taxa de desemprego que existe os Açores.

"E como não conseguimos ter o condão da secretaria regional do Turismo em conseguir efectivar algumas das promessas que fez, pedimos ajuda a quem pensamos que manda que é o presidente do Governo Regional dos Açores para que consiga por cobro a isto", sustentou o sindicalista, acrescentando que será solicitada uma audiência a Vasco Cordeiro.

 

A Plataforma referiu por fim que reclama  "a intervenção política imediata do presidente do Governo Regional dos Açores na tentativa de resolver, rapidamente, esta situação criada pelos actuais gestores do Grupo SATA"


A Plataforma de Sindicatos é composta pelo SINTAC, SITAVA, SITEMA, SNPVAC, SPAC e SQAC.

 

António Gomes de Menezes, nasceu em 1972, em Ponta Delgada. Possui um estrado em Economia com Distinção, Boston College, EUA, 1997, completou um Programa de Gestão Avançada, Universidade Católica Portuguesa.

Ocupou o cargo de CEO (Chief Executive Officer) da SATA desde Novembro de 2007 até dia 01 de Maio de 2014.

Gomes de Menezes é  também Professor Assistente da Universidade dos Açores, Portugal, desde 2001.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade