Concerto em Lisboa marca início da Presidência Romena no Conselho da União Europeia

Início da Presidência Romena do Conselho da União Europeia será assinalado em Lisboa com um concerto de Bălănescu Quartet

 

A 17 de Janeiro, o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa será palco de um concerto do Bălănescu Quartet num concerto que marcará o lançamento da Presidência Romena do Conselho da União Europeia.

Esta iniciativa cultural da Embaixada da Roménia na República Portuguesa e do Instituto Cultural Romeno em Lisboa contará com a presença de inúmeras individualidades para além  dos meios de comunicação social.

Esta reunião cultural tem como objectivo a apresentação das prioridades da Presidência Romena do Conselho da União Europeia, continuando ao mesmo tempo a série de ações destinadas a conferir visibilidade ao fenómeno cultural romeno clássico e contemporâneo no espaço lusitano.

Por outro lado, o concerto será uma homenagem ao Dia da Cultura Romena, celebrado anualmente a 15 de Janeiro.

Com começo pelas 17:00, na sala Dom Luís I do prestigioso Palácio Nacional da Ajuda, Bălănescu Quartet oferecerá ao público um recital extraordinário, com um reportório do qual fazem parte peças incluídas nos álbuns „Maria T“, „The Enescu Project“ e „Luminitza“. A peça de encerramento, „Ode To...“, é uma adaptação do „Hino à Alegria“ de Ludwig van Beethoven, o hino da União Europeia, realizada especialmente para esta ocasião por Alexandru Bălănescu, no seu já “inconfundível” registo.


Bălănescu Quartet é um quarteto de cordas vanguardista, criado no ano 1987 pelo músico romeno Alexander Bălănescu.
Presentemente, o quarteto é formado por Alexander Bălănescu – violino I, James Shenton – violino II, Helen Kamminga – viola e Nicholas Holland – violoncelo.
Bălănescu Quartet é conhecido pelo seu perfil estilístico inovador, que inclui ritmos irregulares, dissonâncias e arranjos complexos.



O Quarteto colaborou com inúmeros artistas (Philip Glass, David Byrne, Gavin Bryars, Michael Nyman, Rabih Abou-Khalil, Kevin Volans, Hector Zazou, Un Drame Musical Instantané, Spiritualized, Yellow Magic Orchestra, Stateless şi Pet Shop Boys) e realizou recitais em South Bank Centre de Londres, Knitting Factory de Nova Iorque e em Wembley Arena de Londres.


Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade