Depois do "apagão", o Multibanco e MB Way já estão a funcionar

Depois do "apagão", o Multibanco e MB Way já estão a funcionar

O sistema Multibanco já se encontra a funcionar em pleno, depois de um "apagão" de hora e meia na noite de ontem.

No twitter, a entidade responsável pelo Multibanco informou, às 23:47, que o problema estaria resolvido. “Foi um questão de âmbito técnico, algo complexa, relacionada com uma avaria de equipamento”, explicou fonte da SIBS.

A entidade gestora ra rede Multibanco - SIBS, disse ainda que "as equipas que temos em permanência identificaram imediatamente o problema e começaram a resolvê-lo.”

Na noite de domingo os problemas técnicos não tornaram possível efectuar pagamentos, nem através do sistema MB Way, nem fazer levantamentos nas máquinas automáticas.

Constrangimentos técnicos que motivaram dificuldades na utilização do MULTIBANCO estão resolvidos. Sistema já operacional.

O problema decorre a nível nacional, segundo apurou o DN, que tentou obter uma reacção junto da SIBS, empresa que gere a rede multibanco.

A SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) informou ao diário que está a tratar do problemas, mas que "não há estimativa" relativamente à hora de resolução do problema.

A entidade gestora explicou ainda que o problema apesar de poder ter expressão nacional não implica que todo o sistema de caixas automáticas multibanco esteja fora de serviço, podendo haver inclusivamente caixas ATM lado a lado em que uma funcione e outra não.

Isto, porque a falha técnica, que já está a ser alvo de intervenção de uma equipa, que deverá repor o normalmente funcionamento da rede num prazo de 30 minutos, afecta sub-redes dentro da rede, o que explica que nem todas as ATM sejam afectadas.

O problema afecta os pagamentos e levantamentos nas máquinas ATM (multibanco) e a plataforma electrónica MB Way, que, apesar do formato digital, integra e está ligada à rede multibanco. O Observador confirmou que quando se acede à aplicação aparece uma mensagem que diz “Falha de comunicação”.

Nenhuma evento encontrado.
captcha