"Lua Vermelha" pode ser vista esta noite

"Lua Vermelha" pode ser vista esta noite

O eclipse total da Lua mais longo do século ocorre hoje e Portugal vai ver o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura em que já está totalmente na sombra da Terra.

O eclipse lunar total, que terá uma duração de cerca de uma hora e 45 minutos, pode ser observado a partir da Austrália, Antártida, Ásia, África, Médio Oriente, Europa, América do Sul, sul do Oceano Pacífico, Oceano Índico e Oceano Atlântico, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Durante o eclipse, o maior até 2100 em termos de duração, segundo o director do OAL, Rui Agostinho, a Lua ganhará uma tonalidade vermelha em resultado da luz projectada no espaço pelo Sol.

Em Portugal, a Lua nasce às 20:47 e o meio do eclipse (que corresponde ao máximo do eclipse visível) acontece às 21:22. O pôr-do-Sol ocorre às 20:52.

Para o fenómeno ser observável, o céu tem de estar limpo e a linha de horizonte, a nascente, desimpedida.

Ainda hoje poderá assistir a sessões de observação do eclipse lunar, dos planetas e das estrelas no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, no Planetário Calouste Gulbenkian, no Planetário do Porto e no Centro Ciência Viva de Constância.

O eclipse lunar acontece quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem da Lua pelo seu nodo orbital. Por norma, ocorrem dois eclipses do Sol e da Lua por ano.

Aceda aqui e consulte mais informações sobre os instantes do eclipse e as alturas e azimutes da Lua.

captcha