AHRESP alarga programa de Selecção Gastronomia e Vinhos a todo o arquipélago dos Açores

AHRESP alarga programa de Selecção Gastronomia e Vinhos a todo o arquipélago dos Açores

AHRESP alarga programa de Selecção Gastronomia e Vinhos a todo o arquipélago dos Açores D.R.

Numa primeira fase, a Ahresp criou uma rede de 103 estabelecimentos em São Miguel, Terceira e Faial, mas na próxima fase essa rede alargar-se-à a todo o arquipélago.


Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o Governo Regional dos Açores, irá dar início “à segunda fase do Programa Selecção Gastronomia e Vinhos nos Açores, que terá como missão dignificar e promover a Gastronomia Património Cultural.”

Com esta nova etapa, a AHRESP pretende dar continuidade ao Programa de Qualificação do Património Gastronómico dos Açores, uma vez que a dinâmica do Turismo na Região está a atingir uma nova dimensão, com um crescente fluxo de turistas e com a Gastronomia a assumir um papel cada vez mais relevante. Com este projecto, a AHRESP pretende contribuir para a valorização dos produtos nacionais e regionais e qualificar o serviço prestado pela restauração”, adianta Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP.

Na primeira fase do Programa no Arquipélago, foi criada uma rede de 103 estabelecimentos, integrando 63 restaurantes em São Miguel, 30 na Terceira e 10 no Faial. O próximo passo visa a requalificação dos 103 estabelecimentos já aderentes, o alargamento a todo o Arquipélago e ainda potenciar as novas ferramentas de promoção e divulgação”, conclui a dirigente.


O lançamento da nova fase decorreu em Ponta Delgada, na Horta e em Angra do Heroísmo, de 04 a 06 de Junho, tendo contado com a presença de Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores.

O Programa Selecção Gastronomia e Vinhos é um Programa dirigido à Restauração e Bebidas e já implementado, com enorme sucesso, em várias regiões do País como Coimbra, Viseu e Lisboa.

Este programa tem como objectivo a criação de uma rede de estabelecimentos “que garanta a satisfação dos seus clientes, através da adopção do receituário tradicional, da utilização preferencial dos produtos portugueses, da execução de boas práticas em higiene e segurança alimentar e da oferta de uma qualidade de serviço irrepreensível.”


Simultâneamente, o Programa Selecção Gastronomia e Vinhos pretende ainda “dinamizar um conjunto de acções ao nível da melhoria de processos, valorização dos serviços e qualificação das empresas do sector da Restauração e Bebidas.

Como agentes preponderantes no desenvolvimento e melhoria da oferta turística e na promoção gastronómica de Portugal, é necessária esta valorização. Constitui ainda um instrumento determinante na orientação e defesa das expectativas dos consumidores, nomeadamente de todos os turistas e excursionistas que visitam Portugal, mas também suporta a promoção dos próprios estabelecimentos, ao representar um indicador público, independente, de que os referidos estabelecimentos reúnem condições especiais que os distinguem no conjunto da oferta do sector.

Nenhuma evento encontrado.
captcha