23ª Festa das Tasquinhas e Dia dos Sítios Históricos, em Manique do Intendente

23ª Festa das Tasquinhas e Dia dos Sítios Históricos, em Manique do Intendente
Divulgação

A União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, no concelho de Azambuja, propõe a realização da 23ª Festa das Tasquinhas para os próximos dias 20, 21, 22 de Abril.

A Festa das Tasquinhas em Manique do Intendente celebra a riqueza da gastronomia típica local e promove a actividade e o convívio das colectividades da freguesia. O palco da iniciativa volta a ser a bela Praça dos Imperadores, em Manique do Intendente.


Este ano, o Município de Azambuja associa-se à iniciativa com a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos.
A tarde de sábado, 21, será preenchida com uma conferência dedicada ao povoado calcolítico de Vila Nova de S. Pedro, vulgarmente conhecido como “castro”, e que está classificado como Monumento Nacional desde 22 de Novembro de 1971.

A conferência intitula-se “O sítio arqueológico de Vila Nova de S. Pedro” e terá como interveniente a equipa da Associação de Arqueólogos Portugueses, que apresentará o resultado dos trabalhos ali realizados em 2017, no âmbito do protocolo de parceria estabelecido com o município.


A Festa das Tasquinhas, por sua vez, celebra a herança gastronómica das gerações do passado e faz-nos revisitar o “saber-fazer” culinário.

A inauguração está marcada para as 18:30 do dia 20, assim como a abertura da 3ª Exposição de Artesanato e da 2ª Feira do Livro Usado. A partir das dez da noite o recinto será animado pela banda “Bico d’ Obra”.

Dia 21, sábado, mesas postas a partir do meio-dia, para almoços. A tarde terá, além da conferência, animação musical com “Artur e Companhia” e a apresentação do livro “Eletrão Terra”, do autor Seravat.
Para animar o jantar, pelas 22:00 sobe ao palco o grupo de dança “ManiDance”, e pelas 23:00 o conjunto “Banda Noia”.

No último dia da iniciativa, 22 de abril, a partir das 08h00 destaque para a prova de trail “Trilhos Pina Manique” com um milhar de participantes.
Na festa, voltam a servir-se almoços a partir do meio-dia e a tarde será dinamizada com a actuação da “Bandinha Amigos da Música”.
Pelas 22:00,e a terminar a Festa terá lugar o espectáculo com Ruben Branco, seguindo-se o concerto do grupo “The Town Bar”.

Refira-se que a festa encerra diariamente à meia-noite, e para os mais pequenos haverá, durante os três dias, pinturas faciais e insufláveis.

A Festa das Tasquinhas é organizada pela Junta da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, em conjunto com a Sociedade de Recreio de Manique do Intendente, Comissão de Festas 2018, Caçadores Associados de Manique do Intendente, Rancho Etnográfico de Manique do Intendente, Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, Casa do Povo de Manique do Intendente, UCD Vilanovense e Dojo Amicale Karaté. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade