Lagoa busca a memória nas comemorações de elevação a cidade

Lagoa busca a memória nas comemorações de elevação a cidade

Lagoa busca a memória nas comemorações de elevação a cidade D.R.

O património edificado é, na visita a um local histórico, um marco capaz de resgatar a memória de um povo.


Para perpetuar a memória desse legado o município de Lagoa assinalará, nas comemorações do 17.º aniversário da elevação a cidade, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e “conduzirá uma reflexão acerca do poder local e municipalismo, terminando a semana com um concerto da Orquestra de Jazz do Algarve no Auditório Municipal.


Assim, a 18 de Abril próximo, o grupo da Academia Cultural Sénior e uma turma de 1º Ciclo da EB1 de Lagoa (Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira - ESPAMOL) dinamizarão, entre as 10:00 e as 14:00, um conjunto de ateliês intitulado “Palavras que contam memórias”.

A iniciativa terá lugar no Centro de Estudos e Formação de Lagoa (CEFLA) e permitirá um encontro geracional promotor do diálogo cultural onde, através da oralidade, se transmitem conhecimentos e vivências, gestos que contribuem para a preservação de memórias e tradições locais.


Ainda sob a égide da memória, o Município irá dinamizar visitas guiadas ao Convento de S. José.
No dia 19 de Abril entre as 10:30 e as 14:30 será possível realizar percursos orientados e ficar a perceber como é “Viver e aprender num Convento”.

Esta actividade destina-se, não só à população em geral (visitas pelas 10:30), como acolhe o grupo sénior Projecto Bisa e Companhia que fará uma incursão a este espaço cultural e religioso desde as suas origens.


No dia 20 de Abril, pelas 18:00 terá lugar na Biblioteca Municipal a apresentação pública do livro “Manuel Teixeira Gomes: Biografia” de José Alberto Quaresma da Cruz, com um apontamento musical de guitarra e a leitura de excertos da obra e sessão de autógrafos.


No decurso dos 245 anos de criação do concelho e do aniversário de elevação de Lagoa a cidade, o Município organizará um colóquio comemorativo dessa dupla efeméride, intitulado: “Lagoa, Poder Local e Municipalismo”, que terá lugar no dia 21 de Abril (sábado), no auditório do Convento de S. José, entre as 09:30 e as 16:15.


Será um momento de reflexão em torno da história de Lagoa, do Poder Local e do Municipalismo, mas também de debate sobre a importância e significado do conhecimento histórico e dos arquivos municipais e locais para a vida e identidade das comunidades e populações, que reunirá em Lagoa um conjunto de especialistas em diversas áreas e cronologias do saber histórico (a inscrição é gratuita, mas obrigatória).




A semana termina com o concerto Meet Greet Abril, da Orquestra de Jazz do Algarve (OJA), acompanhada pela voz de Ana Rita Inácio. Ambos se juntam em palco para a apresentação de um fresco reportório de clássicos intemporais da música pop e não só.


Não falte e junte-se a este quadro comemorativo que terminará a 28 de Abril com a atribuição do nome de Carlos do Carmo ao Auditório Municipal, inaugurado também por esta ocasião, a 15 de Abril de 2005.

Nenhuma evento encontrado.
captcha