Carnaval do Rio recebe 25 mil turistas de cruzeiros

Carnaval do Rio recebe 25 mil turistas de cruzeiros
Marcos de Paula

Quem desembarcava no Píer Mauá na manhã deste domingo já sentia o gostinho do carnaval carioca.


Um grupo composto por passistas e ritmistas tocava clássicos como “Cidade Maravilhosa”, “Mamãe eu quero” e “Me dá um dinheiro aí”. Animados, turistas brasileiros e estrangeiros paravam para tirar fotos e sambar com as atrações.
Segundo a Agência de notícias brasileira, o globo:

— Fiquei encantada, essas meninas não muito lindas — disse, radiante, a argentina Emily Timpanado, que veio de Mendonza.
Três, dos cinco cruzeiros atracados no porto vão passar a noite na cidade. Os turistas vão poder curtir o dia e a noite do carnaval carioca. A brasiliense Juliana Lacerda, de 35 anos, que veio com parentes e um grupo de amigos, ao Rio será um deles. Após aproveitar a viagem de transatlântico, eles vão para botafogo curtir blocos de rua.
— Esta recepção é muito bacana. Estamos todos muito animados. Sempre vemos o carnaval de rua do Rio pela televisão e vamos aproveitar — afirmou.
Quem saiu do cruzeiro e caiu na folia com os passistas foram os paulistanos Thiago Henrique, 22, Guilherme Correa, 26, e Matheus Silva, 22. Os jovens, que trabalham em um dos transatlânticos atracados no porto, aproveitaram as horas de folga para curtir a cidade do Rio.
— Vamos para o bloco Bangalafumenga. Ele é bom? — questionou Thiago, muito animado.

Ao todo, cerca de 25 mil turistas devem desembarcar dos navios no Rio neste carnaval. Segundo Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá, onze transatlanticos passarão pela costa carioca nestes dias de folia. No ano passado, dose atracaram no porto e o público foi maior: 38 mil pessoas.
— No ano passado, não tinha navios na quarta-feira de cinzas, nem na quinta, e este ano teremos cruzeiros chegando até semana que vem. Fizemos reuniões de planejamento com a prefeitura para garantir a segurança de quem chega pelo Píer Mauá — explica Gomes.
Fazer um cruzeiro como viagem de lua de mel foi a opção escolhida pelo casal Karina Araujo e Fernando Gonçalves Neto. Depois de passarem pela Argentina e Uruguai, os brasileiros aproveitaram para curtir o dia na cidade.
— Vamos curtir algum bloco e à noite iremos à um baile de máscaras. Vai ser uma experiência bem diferente para nós, vamos sentir um pouco de saudade do carnaval de Salvador, mas será legal — diz Fernando.

O Rio também é lugar de receber pessoas solteiras. O jornalista inglês Michael Lander, que já conhecia a cidade, veio pela primeira vez no carnaval.
— Quando vejo isto (as passistas sambando), me sinto mais jovem — brincou o turista de 70 anos, que ainda fez um acróstico com o nome da capital carioca. — Costumo dizer que o Rio é “Remarkable” (extraordinário), “incredible” (incrível) e “oh my God” (oh meu Deus, expressão usada quando algo é muito bom).
Neste domingo, cinco navios atracaram no porto. Na segunda, chegam mais dois.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

 

Atualidade