Tourism Train Experience da Universidade Europeia leva alunos ao Alentejo

Tourism Train Experience da Universidade Europeia leva alunos ao Alentejo

Tourism Train Experience da Universidade Europeia leva alunos ao Alentejo Divulgação

A terceira edição do Tourism Train Experience seleccionou 15 projectos dos estudantes da Universidade Europeia para serem apresentados às entidades regionais durante uma viagem pelo Alentejo entre 14 e 16 de Novembro.

Com partida marcada para o dia 14 de dezembro, os jovens, entre os 18 e os 23 anos, vão revelar as suas propostas originais enquadrados pelas paisagens de Évora, Vila Viçosa, Alvito, Cuba, Mértola e Beja.

Segundo a coordenadora do projecto disse ao Jornal Hardmusica, Antónia Correia, pretendem "criar atracção turística nas zonas menos desenvolvidas", em que serão apresentados "projectos dos nossos alunos para atrair mais e melhor mercado".

Embora seja um projecto de transporte ferroviário, muito dele vai ser por estrada, pois a linha do Alentejo está muito escassa, sendo que a maioria dos concelhos apenas são de uso rodoviário.

Antónia Correia sublinha que o comboio "pode ser um grande meio de transporte", mas "só vai haver comboio, quando existir procura". No entanto este projecto tem como "grande objectivo valorizar o comboio, como principal meio de transporte", vincou. Outro dos objectivos é "reflectir o que se pode fazer para o desenvolvimento", referindo que "não vamos mudar nada, mas vamos alertar as entidades para isso" e para "o que se pode fazer".

Com esta iniciativa "também se pretende consciencializar da deslocação de mão de obra para estas áreas", explicou a coordenadora, frisando para "que os alunos percebam que estas zonas também têm potencial"

Cultura, autenticidade, novas rotas, novos mercados, novas experiências e novas formas de promoção alimentam as ideias dos 92 estudantes que passaram à fase de apresentação às entidades parceiras, que poderão "aproveitar as nossas ideias", explicou a responsável.

A comissão científica do Tourism Train Experience, composta por membros da academia, das empresas e do sector, seleccionou, além dos 15 projectos da Universidade Europeia, cinco projectos da Universidade de Évora, dois projectos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, um projecto da Escola Superior de Educação de Setúbal e um projecto da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

O “Tourism Train Experiences” é uma iniciativa promovida pela Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, com o objectivo de potenciar o Turismo ferroviário e as regiões portuguesas com menor crescimento turístico através de projectos de estudantes universitários que se destaquem pela criatividade, inovação e espírito de empreendedorismo.

Para além de proporcionar uma experiência de competição diferente no decorrer de uma viagem de comboio, a iniciativa vai seleccionar, nesta fase, 10 projectos sendo que os três projectos vencedores serão posteriormente anunciados na Bolsa de Turismo de Lisboa de 2018.

captcha