Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo, com um mercado antecipado na Praça da Figueira

Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo, com um mercado antecipado na Praça da Figueira

Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo, com um mercado antecipado na Praça da Figueira D.R.

De 20 a 26 de Novembro terá lugar a Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo, um evento promovido pelo Governo italiano.

De 20 a 26 de Novembro terá lugar a Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo, um evento promovido pelo Governo italiano e executado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália (MAECI) e pelo Ministério italiano das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais (MIPAAF), envolvendo todas as instituições públicas e privadas que representam a gastronomia italiana e a Itália no mundo.

Tendo como objectivo valorizar e promover as produções agroalimentares e vitivinícolas italianas e os valores únicos da Dieta Mediterrânea, a “Semana da Gastronomia Italiana no Mundo tem como temas principais a qualidade, a sustentabilidade, a cultura, a segurança alimentar, o direito à alimentação, a educação, a identidade, o território e a biodiversidade, dando particular atenção à promoção dos itinerários enogastronómicos e turísticos regionais e à formação no sector hoteleiro para desenvolver colaborações a longo prazo entre cozinheiros italianos e locais.


Nesta segunda edição, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal, dinamiza um amplo programa de eventos que visa “oferecer um quadro, o mais variado possível, da gastronomia italiana, e que inclui workshops de cozinha, exposições, conferências, projecções de filmes e documentários, música, degustação de vinhos e muitas outras ofertas na área da restauração.”


A inauguração terá lugar pelas 18:30 de segunda-feira, 20 de Novembro, com um espetáculo musical que converte legumes da horta em divertidos instrumentos,um espectáculo inédito, numa colaboração com a Cooperativa Cultural Cosanostra / Lavrar o Mar.

Além deste concerto sustentável, os participantes poderão assistir à exposição de fotografia “Can food be art?” de Salvo D’Avila e à abertura do espaço “Cozinha do Salitre” que, com o patrocínio da empresa SMEG, acolhe workshops de gastronomia italiana no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

Mas os workshops de gastronomia também se verificarão noutros espaços.


De 20 a 24 de Novembro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e o SMEG Store em Lisboa apresentarão workshops com chefes italianos.

Pelas 18:30, de 23 de Novembro, será prestada a devida homenagem ao vinho italiano. Numa parceria com o Centro CREA Viticoltura Enologia de Velletri (Roma), haverá uma exposição e uma conferência sobre a fileira vitivinícola seguida de degustação de algumas tipologias de vinhos italianos, produzidos a partir de castas autóctones e/ou provenientes de distritos vitivinícolas pouco conhecidos no estrangeiro, com uma breve apresentação das adegas produtoras, da tipologia em prova e uma descrição das caraterísticas sensoriais dos vinhos (reserva obrigatória pelo tel. 213884172; e-mail: iiclisbona.reservas@esteri.it).

Na sexta-feira, dia 24 de Novembro, pelas 19:00, um encontro com o famoso escritor e jornalista siciliano Roberto Alajmo sob o tema “História e histórias da cozinha siciliana” será seguido de uma degustação de “arancine” sicilianas preparadas pelos Chefes Guglielmo Asta e Antonino Cammarata de Palermo (reserva obrigatória pelo tel. 213884172; e-mail: iiclisbona.reservas@esteri.it).


Em antecipação à Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo, a Câmara do Comércio Italiano em Portugal organiza um mercado que decorre de 17 a 19 de Novembro na Praça da Figueira, em Lisboa, com música e stands de produtos “Made in Italy”. Ao longo da semana haverá também projecções de filmes e documentários dedicados ao tema da gastronomia italiana, com entrada livre. A informação sobre dias e horários pode ser consultada no website do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha