Feira da Luz uma feira de aldeia no centro de Lisboa

Feira da Luz uma feira de aldeia no centro de Lisboa

Feira da Luz uma feira de aldeia no centro de Lisboa D.R.

A tradicional feira da Luz regressa ao Largo com o seu nome, na feguesia de Carnide, com toda a beleza e rusticidade de uma verdadeira feira de aldeia adaptada aos modernismos da cidade onde "vive"


A Feira da Luz remontando possivelmenet à Idade Média traz consigo memórias de romarias e festividades em honra de Nossa Senhora da Luz.Seria complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto , foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projecção.
Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projecção.


No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objectos religiosos. Pouco a pouco, foram surgindo os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado.
Chegou a realizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atractivo para os negociantes de cavalos e de gado vacum. Em 1881, por regulamento camarário (na altura, Câmara de Belém), a feira passou de três para cinco dias com o mercado de gado de 08 a 11 de Setembro e os restantes produtos nos seguintes.


Em 1929, com o estabelecimento da linha de eléctricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de Setembro.

Desde 1992 que a Junta de Freguesia de Carnide tem uma participaçãpo activa cultural nas festividades da Feira da Luz que, em setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz.

A Feira da Luz é, actualmente, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide. O programa cultural para 2017, vasto e dirigido para toda a família, contará com a presença de FF, Mia Rose, Amor Electro, The Black Mamba, Tiago Bettencourt e muitos outros.

De 26 de Agosto a 24 de Setembro no Largo da Luz, em Carnide, Lisboa.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha