“Rosas de Ermera” a história da Família de José Afonso

A 13 e 14 de Março a RTP 2 passa uma história da família de Zeca Afonso numa época dramática da história de Portugal.

 

Partindo das memórias dos irmãos sobreviventes e das músicas de Zeca Afonso, Luís Filipe Rocha relata a história da família de Zeca Afonso em Timor-Leste, durante a Segunda Guerra Mundial. Um documentário de dois episódios para acompanhar no dia 13, e no dia 14, na RTP2.

“Rosas de Ermera” inclui depoimentos de Maria das Dores e João Afonso dos Santos, irmãos de Zeca Afonso, e visita locais onde a família viveu em Timor, a localidade de Ermera, onde passavam férias, e o campo de concentração em Liquiçá.


Para o realizador Luís Filipe Rocha, “esta é a história de uma família que teve alguma notoriedade por causa do Zeca Afonso, mas é também um pedaço da nossa história que foi ocultado e ignorado até agora. A de que houve dois campos de concentração japoneses em Timor-Leste onde estiveram portugueses.”


Uma família separa-se em Lourenço Marques: Maria vai para Timor com os pais, os irmãos João e José (mais tarde conhecido por Zeca Afonso) seguem para Coimbra com o objectivo de continuarem os estudos. Pouco depois rebenta a Segunda Guerra Mundial, o Japão ocupa a ilha de Timor. João e José ficam sem notícias da família.

Em Timor, os pais e a filha ficam detidos durante três anos num campo de concentração japonês. Em Portugal, os irmãos temem o pior e acreditam que ficaram órfãos. A família, que se julgava separada para sempre, reencontra-se seis anos mais tarde. A partir das memórias de Mariazinha e João, das músicas de Zeca Afonso e de cartas e fotografias, acompanhamos a extraordinária história de uma família numa época dramática da história de Portugal.

Título Original: Rosas de Ermera

Intérpretes: Maria das Dores Afonso dos Santos, João Afonso dos Santos

Realização: Luis Filipe Rocha

Produção: Luis Galvão Teles (Fado Filmes)

Autoria: Luis Filipe Rocha

Música: Manuel Rocha

Ano: 2016

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade