×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 828

RTP celebra os 40 anos do 25 de Abril com programação muito especial

O canal público de televisão e rádio não quer deixar passar a comemoração dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, uma data que considera ser "histórica". Por isso mesmo, preparou uma programação que inclui debates, documentários, conferências e colóquios em quase todos os seus canais.

A homenagem ao 25 de Abril começa já no dia 21, com a transmissão de uma mini-série com autoria e realização de Henrique Oliveira. "Mulheres de Abril" pode ser descrita com apenas três palavras: "mutação, revolução e evolução", numa série que traz uma "abordagem diferente e inesperada" do 25 de Abril.


A história de "Mulheres de Abril" centra-se em Ana, que celebra 60 anos no dia 25 de Abril de 2014, e nas pessoas que lhe marcaram a vida, com a conversa a ter início com o reviver do seu vigésimo aniversário, a 25 de Abril de 1974. A mini-série promete mostrar "como o papel da mulher em Portugal mudou desde os anos 20 até hoje, ilustrando o lado conservador e por vezes caricato da sociedade ao longo das décadas".


No dia em que se celebram os 40 anos do dia mais emblemático de 1974 para a história portuguesa, a RTP1 vai fazer uma reconstituição da revolução, sempre à hora certa, acompanhada com um grupo de jovens em visita aos principais locais de acção.


Na RTP2, o destaque do 25 de Abril vai para o espectáculo "Zeca Afonso em Tons de Abril", transmitido em directo a partir da Assembleia da República e com co-produção do Canal Parlamento, onde se vão cantar músicas de José Afonso e onde José Fanha lê um poema de Jorge de Sena e "Ser Português Aqui", da sua autoria.


Grândola vai ser palco das comemorações da RTP1

Tal como no dia 25 de Abril de 1974, Grândola vai ganhar outra importância nos próximos dias. A cidade que deu nome à senha para a liberdade em Portugal vai acolher um concerto "memorável" com a presença de orquestra, coro e um conjunto de solistas sob a batuta do maestro Rui Massena, que vão interpretar algumas das canções "mais emblemáticas" que marcaram o fim da ditadura em Portugal. O concerto vai ser transmitido em directo na RTP1.


O programa "Portugal em Directo" do dia 24 de Abril e o "Jornal da Tarde" do dia 25 de Abril também terão edições especiais com transmissão a partir de Grândola.


Já o "Telejornal" do dia 25 de Abril será transmitido em directo a partir de uma fragata da Marinha Portuguesa estacionada no Rio Tejo, em frente ao Terreiro do Paço, em Lisboa.


RTP2 transmite documentários sobre a luta pela liberdade

Entre 22 e 27 de Abril, a RTP2 vai ser palco de seis documentários sobre três figuras relevantes no combate à ditadura e três "efeitos" do 25 de Abril. "Ser e Agir" a 22 de Abril, "O Império e os Românticos Armados" a 23 de Abril, "Capitão Desconhecido" a 24 de Abril, "Primeiras Entre Iguais" no dia 25 de Abril, "Estética, Propaganda e Utopia no Portugal do 25 de Abril" a 26 de Abril e "Terra da Fraternidade" no dia 27 de Abril serão emitidos sempre às 23:15, com excepção para os dois últimos, com transmissões às 21:50 e às 21:45, respectivamente.


Antena1 não fica de fora das celebrações

A Antena1 acolhe diariamente o programa "Sons de Abril", da historiadora Helena Matos, uma viagem de um ano desde antes do 25 de Abril até à eleição do General Ramalho Eanes.


As "vítimas" do Estado Novo também terão lugar na programação da Antena1, com o programa "No Limite da Dor" a homenagear semanalmente os que sofreram a violência que era, muitas vezes, silenciosa. O programa originou um livro, que será lançado a 27 de Abril no Forte de Peniche para celebrar os 40 anos da libertação dos presos políticos detidos naquele estabelecimento.


Há também lugar a uma série de histórias de homens e mulheres que "decidiram viver na clandestinidade para fazer actividade política contra a ditadura" e a um directo no próprio dia 25 de Abril com emissão especial entre as 08:00 e as 13:00.


O 25 de Abril também se sente na RTP Informação e nas plataformas online da RTP

A RTP Informação também vai marcar o dia, com transmissão de debates, reportagens e entrevistas aos protagonistas do Golpe de Estado protagonizado há 40 anos em Portugal.


Na Internet, a RTP preparou um "sub site" especial que agrega todos os conteúdos produzidos a propósito do 25 de Abril, bem como alguns dos programas que foram transmitidos nessa semana há 40 anos.


Também está programado um colóquio sob o mote "Os Dias Contados – 25 Abril 1974 na Rádio e Televisão", com participação do General Ramalho Eanes, de Jaime da Gama e de vários militares e jornalistas que viveram a efeméride, e de uma conferência com o título "A Ditadura Portuguesa. Porque Durou, Porque Acabou".

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade