“Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”

“Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”

“Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra” D.R.

A apresentação das obras distinguidas para o “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra” realiza-se a 25 de Maio

O Palácio Nacional de Mafra acolhe, pelas 21:00 do dia 25 de Maio, o concerto das obras distinguidas com o “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”, cujos vencedores são Luigi Del Prete (Itália) e João Henrique Sousa Santos (Portugal), tendo ainda Claudio Maccari (Itália) sido distinguido com uma menção honrosa.


Promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Município de Mafra, com periodicidade bienal, o “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra” visa distinguir compositores que apresentem peças destinadas ao conjunto dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, que é único no mundo não só pelo seu número, já de si notável, mas pelo facto dos instrumentos terem sido concebidos originalmente para tocar em conjunto.


Nesta segunda edição, o júri – constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito internacional, nomeadamente Joris Verdin (Bélgica), que presidiu, Maurizio Croci (Itália), António Pinho Vargas (Portugal) e João Vaz (Portugal) – apreciou 22 candidaturas submetidas a concurso.


Em concerto, o público poderá escutar as obras vencedoras na categoria A (composição original) e B (transcrição para seis órgãos de uma obra existente), respectivamente “Fantasia”de Luigi Del Prete e “Allegreto from Symphony, No. 7 in A Major, Op. 92” de João Henrique Sousa Santos, assim como a composição distinguida com uma menção honrosa na categoria A, denominada “1945, Recitativo and Four Images”, de Claudio Maccari.


O concerto realiza-se no Dia do Município de Mafra e tem entrada gratuita, sujeita a reserva através dos números de telefone 261 817 550 ou 261 817 170.

Nenhuma evento encontrado.
captcha