José Manuel Neto pintou o Castelo de S.Jorge com "Tons de Lisboa"

O segundo concerto do Castelo de S. Jorge, em Lisboa, no âmbito das festas da cidade, esteve a cargo de um dos mais brilhantes guitarristas de guitarra portuguesa da sua geração, José Manuel Neto.

Já depois das luzes apagarem, e enquanto subiam os músicos ao palco e o público batia palmas, uma gaivota afinava as cordas vocais numa das árvores por trás do palco, arrancando algumas gargalhadas dos presentes. O concerto iniciou com um instrumental de Armandinho, seguido de um de José Nunes.

 

Apesar de anunciado como esgotado pela organização e pela página do músico, o Castelo de S. Jorge não encheu mais de meia plateia. E por ter estado "demasiado frio", o músico passou mais tempo a afinar a guitarra entre músicas do que a falar com o público, porque a guitarra estava sempre a "baixar a afinação", explicou.

 

Ao quarto tema, Nathalie Pires subiu ao palco com a sua "bela voz" para interpretar "Vem, não te atrases". Mais importante do que cantar para o público presente, apesar de ser "um prazer", nas palavras da cantora, é a "grande honra" que tem em ser convidada de José Manuel Neto.

 

Depois de mais dois instrumentais, o flautista Rão Kyao foi convidado a subir ao palco para acompanhar o grupo durante dois temas. Vicky Marques foi também convidado do músico para acompanhar outros dois temas com percussão. O último convidado a subir ao palco foi Pedro Moutinho, para cantar dois temas, entre os quais "Fado da contradição". A primeira parte do concerto terminou com variações em mi do "Fado Lopes", seguindo-se o encore com Pedro Moutinho, Nathalie Pires e Rão Kyao em palco a interpretar "Olhos Estranhos" e "Ser fadista".

 

O novo disco do guitarrista, "Tons de Lisboa", foi o mote para o primeiro concerto do artista depois do lançamento na tarde desta sexta-feira no Museu do Fado. A acompanhar este primeiro concerto a solo, que "conta uma história de vida", estiveram os convidados Rão Kyao, na flauta, Pedro Moutinho e Nathalie Pires, ambos na voz.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade