Moscow Piano Quartet celebra os 650 anos de Cascais com concerto em Lisboa

Moscow Piano Quartet celebra os 650 anos de Cascais com concerto em Lisboa

O Moscow Piano Quartet apresenta, este domingo à tarde, um programa constituído por peças de Alexandre Delgado, Serguei Taneiev e Johannes Brahms, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Este concerto insere-se nas celebrações dos 650 anos da elevação de Cascais a vila, conforme Carta de Foral do Rei D. Manuel I, datada de 15 de novembro de 1514.

A programação das celebrações, iniciadas no passado dia 21, inclui roteiros do património, exposições, espetáculos de dança, música e teatro, atividades desportivas e relacionadas com o mar, que se prolongam até 07 de Junho do próximo ano.

O Moscow Piano Quartet, que tem sede artística em Cascais há 20 anos, interpreta. no recital de domingo, às 17:00, o Canteto para quarteto com piano, de Alexandre Delgado (2007), e os Quartetos com Piano, de Serguei Taneiev (1905), e de Johannes Brahms (1862).
Constituem o quarteto Alexei Eremine (piano), Alexei Tolpygo (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrikkh Elessine (violoncelo). O Quarteto foi criado em 1989, por iniciativa de Eremine e Elessine.
O primeiro concerto do ensemble realizou-se em janeiro de 1990, na Casa-Museu Iermolova, em Moscovo, tendo atuado no Festival Dekabrskie Vetcherá. No percurso do ensemble, "é de salientar a influência do grande mestre Valentin Berlinski, violoncelista do Quarteto Borodine, sobretudo no que se refere à afinação cuidada, à riqueza de sonoridades e ao conhecimento profundo das obras tocadas", disse à Lusa fonte do grupo.

Além de Portugal o Moscow Piano Quartet realizou digressões na Letónia, Espanha, França, Itália, Alemanha, Grécia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Japão.
Desde 1993, através de um protocolo com a Câmara de Cascais, o quarteto assegura as temporadas anuais de dez concertos no Centro Cultural de Cascais, nas Casas do Gandarinha, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Concelho.

Augustin Dumay, Natália Gutman, Mikhail Schmidt, Claudio Arimani, Elizabeth Keusch, António Rosado, António Saiote e Nuno Inácio foram alguns dos músicos com os quais o quarteto colaborou.
O ensemble "já interpretou mais de uma dezena de obras em primeira audição, algumas das quais que lhe foram dedicadas, como "Lugares Esquecidos", de Luís Tinoco, ou "Suite Atlântica", de Eurico Carrapatoso", disse à Lusa a mesma fonte.

O grupo editou um CD dedicado a Mahler, Schnittke e Brahms, e, em Dezembro de 2012, um outro com a primeira gravação mundial dos quartetos com piano de Anton Rubinstein e Eduard Napravnik.
No ano passado, o Moscow Piano Quartet apresentou, em Cascais, a audição moderna do Quarteto com Piano, de João Domingos Bomtempo, que terá sido composto na década de 1820.

Nenhuma evento encontrado.
captcha