"Ver, Ouvir e Degustar" no Aeroporto de Lísboa

"Ver, Ouvir e Degustar" no Aeroporto de Lísboa

Quem ontem partiu ou chegou ao Aeroporto de Lisboa ao final da tarde teve oportunidade de ter contacto com músicas tradicionais portuguesas através do duo "2²" (dois ao quadrado).

Esta actuação esteve inserida no programa "Ver, Ouvir e Degustar no Aeroporto" numa iniciativa da ANA Aeroportos.

Esta iniciativa inclui exposições, concertos, degustações, mostras, residências artísticas, entre outras manifestações culturais e artísticas de excelência nas áreas da gastronomia, música, dança, design e performance que mensalmente dinamizam o Aeroporto de Lisboa.

O objectivo deste programa é demonstrar o que de melhor Portugal tem para oferecer a quem nos visita, e também demonstrar aos portugueses tudo aquilo que ainda existe por descobrir por um Portugal tão rico culturalmente.

A portugalidade está sempre presente em todas as actividades, esperando a ANA que esta iniciativa funcione como excelente cartão-de-visita a quem chega a Portugal.

No mês de Fevereiro, devido também à celebração do Dia dos Namorados, existe o objectivo de oferecer uma programação mais quente e romântica, na área musical.

O duo "2²", constituídos por João Valente e Abel Andrade, interpretou "músicas tradicionais portuguesas como por exemplo as danças de roda" sendo que o objectivo "é que os estrangeiro e os portugueses também tenham acesso às músicas que são tipicamente portuguesas e que muitas vezes desconhecemos" como indicou Alexandre Matias da Tradballs.


As reacções "são muito giras, há pessoas que param, que perguntam o que é, tiram fotografias, sendo que podem também sempre dançar enquanto esperam também pelo embarque" acrescentou Alexandre Matias.

A Tradballs é uma associação de divulgação e que promove as danças e a música tradicionais e que tem também organizado várias actividades como aulas regulares, workshops, cursos e, sobretudo, à criação de workshops temáticos, BALL-DADOs, algo que já se estendeu para lá das fronteiras de Lisboa, mais especificamente no Porto, Leiria e Aveiro.

Esta iniciativa contou com o apoio do movimento "A música portuguesa a gostar dela própria" da autoria de Tiago Pereira que tem sido parceiro da ANA nestas iniciativas de divulgação da cultura portuguesa.

A próxima acção do programa "Ver, Ouvir e Degustar no Aeroporto" de Lisboa será o concerto de Celina da Piedade na próxima Sexta-feira pelas 09:30 na Sala Lisboa.

Uma iniciativa louvável mostrando as várias valências da cultura portuguesa.

captcha