Artistas escoceses e portugueses reúnem-se em Loulé no "Makers'meal"

Residência criativa junta em Loulé artistas e artesãos portugueses e escoceses num processo criativo de partilha de saberes.

Doze dias, doze pessoas, um desafio. Preparar uma refeição em que tudo o que a componha seja criado colectivamente pelos participantes: a mesa, os talheres, os pratos, os copos... o menu.
Este é o mote de uma residência criativa coletiva que junta em Loulé artistas e artesãos escoceses e portugueses, de 12 a 23 de Outubro, para com eles desenvolver um processo de partilha de disciplinas, de saberes, de recursos e de culturas. A intenção é provocar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade, trazendo-os para o espaço contemporâneo, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura. Uma mesa que reflete na prática o sentido do fazer coletivo e da partilha de recursos como caminho para um futuro mais sustentável.


A Residência "Makers' Meal" foi concebida pela organização artística escocesa SSW – Scottish Sculpture Workshop - e estará em Loulé, dando oportunidade aos "fazedores" de criar uma mesa com raiz nas tradições do Barrocal e inspirada no convívio de culturas. É realizada no âmbito do "Loulé Criativo" e inaugura a vertente das residências criativas desta iniciativa que pretende levar a vários locais do concelho projetos que tenham a terra como força e fonte de criação, como motivo para o cruzamento e diálogo entre disciplinas, e para o encontro de pessoas.

Haverá sessões abertas ao público ao longo dos dias da residência onde será possível acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e participar em conversas sobre temáticas relacionadas com património, cultura, arte e sustentabilidade. No dia 23 de outubro, último dia da residência, o público é convidado a assistir ao resultado do trabalho, materializado na mesa que estará patente na Casa do Castelo (Largo D. Pedro I), em Loulé.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Loulé e a organização está a cargo da SSW - Scottish Sculpture Workshop e da Proactivetur/Projecto TASA.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade