Carlos Paião partiu há 26 anos

Carlos Paião morreu há 26 anos num acidente de viação, estúpido como todos os acidentes, quando se dirigia a Leiria para mais um concerto.

 

Carlos Manuel de Marques Paião nasceu em Coimbra no dia 01 de Novembro de 1957.

Em 1978 concorreu ao Festival da Canção de Ílhavo onde obteve dois prémios, entre os quais o de melhor intérprete. Outro dos seus temas a concurso ficou em 4º lugar.

Em 1980 participou numa das meias-finais do Festival da Canção de 1980 com "Amigos, Eu Voltei" mas não conseguiu chegar à final.
Entretanto Mário Martins decidiu levar a Amália Rodrigues uma cassete com canções de Carlos Paião, levando Amália a querer gravá-las de imediato.
Escreveu "Canção do Beijinho" para Herman José que se tornou um dos grandes sucessos desse ano chegando a disco de Ouro.
Em 1981 concorreu com três canções ao Festival RTP da Canção mas só "Play-Back"  foi apurada.

A canção "Play-Back" acaba por vencer o Festival da Canção mas fica em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão.

Em 1982 escreveu "Trocas e Baldrocas" para Cândida Branca Flôr que fica em segundo lugar no Festival RTP da Canção desse ano.
Em dueto com Cândida Branca Flôr concorreu ao Festival RTP da Canção de 1983 com o tema "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)", tema que conseguiu o 4º lugar.
Acabou o curso de Medicina em Novembro de 1983.

Em 1984 colaborou com Herman José no programa "Hermanias" e é ele o autor das canções do personagem Serafim Saudade. Carlos Paião colaborou entretanto com Cândida Branca Flôr na recolha de canções para o disco "As Cantigas da Minha Escola".
No início de 1985 foi editada a compilação "O Melhor de Carlos Paião". Em Junho apareceu um novo single com o tema "Versos de Amor".

O disco com as músicas e letras de Serafim Saudade foi editado em 1985. Carlos Paião cantou com o "verdadeiro artista" no tema "Prás Sogras que Encontrei na Vida".
Carlos Paião morreu em 26 de Agosto de 1988 num trágico acidente de automóvel ocorrido na A1.


Carlos Paião escreveu para nomes tão diferentes como Herman José, Joel Branco, Cândida Branca Flôr, Amália Rodrigues, Nuno da Câmara Pereira, Peter Peterson, Trio Odemira, Octávio de Matos, Alexandra, Rodrigo, Lenita Gentil, António Mourão, Ana, Carlos Quintas ou Pedro Couceiro.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade