Xavier Jara vence Concurso Internacional de Guitarra de Viseu

O músico norte-americano Xavier Jara foi o vencedor do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, que se realizou este ano pela primeira vez, anunciou hoje a Câmara.


Integrado no Festival de Música da Primavera de Viseu, o concurso foi organizado pela edilidade e pelo Conservatório Regional de Música.

 

Ao conquistar o primeiro lugar do concurso, Xavier Jara obteve um prémio de seis mil euros e a garantia da participação em dois concertos: um no Festival de Música da Primavera de Viseu do próximo ano e outro no 40.º Festival de Guitarra KasparMertz, em Bratislava.


Em segundo lugar ficou o guitarrista Bogdan Mihailescu, da Roménia, enquanto o terceiro lugar foi partilhado por Marko Topchii, da Ucrânia, e Jérémy Peret, de França.
O prémio do público foi também atribuído a Marko Topchii.


O júri da iniciativa era constituído por Danijel Cerovic e Goran Krivokapich (Montenegro), Judicaël Perroy (França), Margarita Escarpa (Espanha), Paula Sobral, Pedro Rodrigues e José Carlos Sousa (Portugal).


O concurso contou com 23 concorrentes de 16 nacionalidades, nomeadamente Portugal, Japão, Roménia, Espanha, Ucrânia, França, Alemanha, Chile, Coreia do Sul, Israel, México, Inglaterra, Polónia, Itália, Eslováquia e Estados Unidos da América.

"A ideia foi tentar trazer para dentro do festival mais actividades que o pudessem enriquecer e dar-lhe uma dimensão internacional. O festival já ia tendo alguns músicos que convidávamos, mas apenas para concertos e 'masterclasses'", explicou à agência Lusa José Carlos Sousa, director do Conservatório Regional de Música.


O presidente da autarquia, Almeida Henriques, acentuou a importância da internacionalização do Festival de Música da Primavera, este ano com o concurso de guitarra e, em 2015, com outro de piano.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade