Vencedor de Locarno, Wang Bing, vem ao DocLisboa

quarta, 13 setembro 2017 20:32 Escrito por 
Vencedor de Locarno, Wang Bing, vem ao DocLisboa D.R.

O Doclisboa antecipa alguns nomes da secção Da Terra à Lua, a secção não competitiva que estreia os mais recentes filmes de realizadores chave do panorama do documentário mundial.

A pouco mais de um mês do arranque do maior festival de cinema documental nacional, DocLisboa, foram anunciados alguns nomes de uma das secções mais procuradas pelos festivaleiros, a da Terra à Lua.

O realizador Frederick Wiseman regressa ao Doclisboa com "Ex Libris - The New York Public Library". Depois de em 2008 ter sido apresentada a sua retrospectiva no festival, nove anos depois regressa para apresentar o seu mais recente documentário.

Também o francês de 91 anos, Claude Lanzmann marca presença no Doc Lisboa com "Napalm", um “filme intimista”, segundo a organização, que relata uma viagem em 1958 a Pyongyang na Coreia do Norte.

Recentemente galardoado no Festival de Cinema de Locarno, Wang Bing regressa com "Bitter Money" e "Mrs. Fang". Este último recebeu o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno de 2017. De recordar que Bing já foi galardoado no DocLisboa com os filmes “West of the Tracks” (2003), “Three Sisters” (2012) e “Father and Sons” (2014).

A última revelação foi Laura Poitras, que regressa com “Risk”, um documentário realizado ao longo de seis anos sobre o mediático fundador da Wilikeaks, Julien Assange.

Lembramos que o filme de abertura, que será no dia 19 de Outubro na Culturgest, é do realizador português de Manuel Mozos e tem o nome de "Ramiro".

No dia 28 de Outubro o encerramento é da responsabilidade da brasileira Adirley Queirós, com o filme "Era uma vez Brasília", uma obra “que retrata a realidade contemporânea brasileira”, referiu a organização.

Também já foi divulgado que a pioneira do cinema checo, Vera Chytilova, vai ser recordada com uma retrospectiva da obra cinematográfica três anos após a sua morte.