O DocLisboa anúncia os jurís da 14ª edição

O DocLisboa anuncia os júris da sua 14ª edição que irá decorrer em vários locais de Lisboa de 20 a 30 de Outubro.

Manon de Boer, Karen Akerman, Kathrin Kohlstedde, Valérie Massadian e Ludovic Lamant serão os jurados da Competição Internacional, que este ano conta com 18 filmes de 13 países e sete estreias mundiais.

 

Na Competição Nacional o júri será composto por Alexandra Carmo (Xana), Emily Wardill e Mads Mikkelsen. Este ano a Competição Portuguesa compreende 12 filmes e 9 estreias mundiais.

 

No júri dos Verdes Anos estarão Leonor Teles, Giulio Vita e Nuno Lisboa, secção que este ano terá uma competição própria.

 

Manon de Boer explora a relação entre linguagem, tempo e reivindicações da verdade, para produzir uma série de retratos cinematográficos em que o próprio meio do cinema é continuamente questionado.

 

Karen Akerman é montadora e realizadora. Em parceria com Miguel Seabra Lopes, realizou diversos filmes.

 

Kathrin Kohlstedde estudou filosofia e ciência política na Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt, na "busca das formulações certas para as questões deste mundo." É directora de programação do Festival de Cinema de Hamburgo, com o qual colabora desde 1999.

 

Valérie Massadian começou como fotógrafa, fazendo apresentações de diapositivos e instalações no Japão, França, Inglaterra e EUA. Em 2011, criou uma produtora e realizou a sua primeira longa-metragem, Nana, Melhor Primeira Obra em Locarno 2011.

 

Ludovic Lamant é um jornalista baseado em Bruxelas, a trabalhar para o sítio independente e de investigação Médiapart, centrando-se em especial na crise da União Europeia.

 

Emily Wardill é uma artista e realizadora inglesa. O seu trabalho tem sido exposto internacionalmente, tendo sido seleccionado para a Art Basel ou para a Bienal de Veneza.

 

Mads Mikkelsen é programador e coordenador do comité de selecção no CPH:DOX – Festival Internacional de Cinema Documental de Copenhaga – desde 2008..

 

Alexandra Carmo, conhecida simplesmente por Xana, é uma cantora e compositora portuguesa, vocalista da banda Rádio Macau.

 

Giulio Vita estudou jornalismo e cinema. Em 2012, fundou o Festival Internacional de Cinema de La Guarimba, de que é director artístico e que tem lugar na pequena vila de Amantea.

 

Leonor Teles licenciou-se em Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema (2013) e possui o Mestrado em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social (2015).

 

Nuno Lisboa é director do Doc's Kingdom, o Seminário Internacional de Cinema Documental organizado pela Apordoc desde 2000. Docente no curso de Som e Imagem da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.

 

O DocLisboa decorre entre 20 e 30 de Outubro e estará presente em toda a cidade, da Culturgest ao Cinema São jorge, da Cinemateca Portuguesa à Fundação Calouste Gulbenkian.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade