Documentário sobre Edward Snowden galardoado em Nova Iorque

O documentário "CitizenFour" da cineasta Laura Poitras sobre o ex-agente federal de segurança dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden recebeu, ontem, o prémio da Associação Internacional de Documentários.

 

O prémio IDA para "CitizenFour" vem após outra vitória como melhor documentário obtida no círculo de críticos de cinema de Nova Iorque nesta semana. O filme foi também nomeado ao Independent Spirit Award no mês passado e está entre os 15 filmes candidatos ao Oscar de melhor documentário, noticiou a Reuters.

"CitizenFour" conta os dias tensos de Snowden num hotel de Hong Kong e os encontros com jornalistas, enquanto os jornais publicavam detalhes dos programas da NSA que reuniram dados das actividades de Internet e registros telefónicos de milhões de americanos e dezenas de líderes mundiais.

A cineasta dividiu o prémio Pulitzer este ano pelo seu papel na divulgação dos documentos de Snowden. Ela foi galardoada com o prémio "Coragem sob Fogo no ano passado" pela sua "bravura evidente e pela busca da verdade".

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade