Festival da Canção: "Há um mar que nos separa" vence Simone de Oliveira e Yola Dinis

domingo, 08 março 2015 02:57 Escrito por 

"Há um mar que nos separa" com letra e música de Miguel Gameiro e interpretado por Leonor Andrade foi o grande vencedor do Festival da Canção e por isso irá representar Portugal no Eurovisão em Viena.

Na grande final do Festival da Canção, as expectativas eram grandes para saber quem sucederia a Suzy como representante luso no Eurovisão a realizar este ano na cidade austríaca de Viena, no próximo mês de Maio.

Recordamos que os finalistas eram: Simone de Oliveira, Teresa Radamanto, José Freitas, Gonçalo Tavares, Yola Dinis e Leonor Andrade. Esta última foi a grande vencedora com o tema "Há um mar que nos separa" com letra e música de Miguel Gameiro.

Depois dos seis concorrentes interpretarem os seus temas, e das votações encerrarem uma primeira vez, passaram à finalíssima "Há um mar que nos separa" por Leonor Andrade e "Há um Fado em Viena" por Teresa Radamanto através do voto do público enquanto que os compositores votaram em "Tu tens uma mágica" interpretado por Gonçalo Tavares. Momento em que abriram novamente as votações para votar na grande vencedora.

Yola Dinis, uma das favoritas a vencer o festival disse ao Jornal Hardmúsica que "desta vez me senti mais relaxada, pois já era a segunda vez que pisava aquele palco, era a segunda vez que cantava e estava mais confiante" acrescentando que talvez vá a Viena "mas não com o Eurovisão", e rematando que "nem quero falar nisso" acerca da representação que Portugal terá no Eurovisão. Nuno Feist enquanto compositor disse que "tinha as expectativas altas, pelo menos de passar a finalíssima" acrescentando que "para fazer uma canção para o Eurovisão tinha que passar cá, mas são duas mentalidades diferentes" rematando que "Leonor é uma boa representação, e enquanto português sinto-me bem representado".

De Simone de Oliveira não foi possível obter declarações por imposição da sua equipa, relativamente ao Jornal Hardmusica.

Numa gala apresentada por Catarina Furtado e Júlio Isidro, houve um medley de temas que ganharam o Festival da Canção e também um momento "Umbadá", tema da autoria de Jorge Fernando mas desta feita interpretado pelo público e pelos cantores da banda do Festival da Canção.

Encerradas as votações coube a Catarina Furtado anunciar o tema vencedor do Festival da Canção 2015: "Há um mar que nos separa" da autoria de Miguel Gameiro e interpretado por Leonor Andrade.

Miguel Gameiro disse "mesmo que não ganhasse era importante que ela se divertisse" e que para ele participar no Festival da Canção "é quase um sentido patriótico quando me chamam, pois as pessoas criticam mas quando são chamados a fazer algo também não fazem" classificando o festival como "um dos melhores programas da televisão nacional". Leonor estava muito feliz e "que este foi o melhor momento da minha carreira" e que "agora vou andar por ai a cantar, compor, que é aquilo que gosto de fazer".

De Teresa Radamanto não foi possível obter declarações mas o compositor do tema "Há um Fado em Viena" em entrevista ao Jornal Hardmúsica disse "que temos que levar isto com desportivismo pois sempre participei nos Festivais da Canção assim". Acrescentou que "vou pegar na Teresa e vamos fazer um trabalho mais assertivo no sentido de promover Teresa Radamanto enquanto cantora".

"Tu tens uma mágica" de Gonçalo Tavares, voltou a ser eleita pelos compositores e José Cid, co-autor da letra disse que "é um prémio de reconhecimento por parte dos compositores" contudo "vamos estar bem representados numa boa canção escrita pelo Miguel Gameiro, parabéns para ele, a cantora é simpática e vamos ter uma representação digna algo que nos últimos anos...". Gonçalo Tavares disse que "o facto de ser escolhido duas vezes pelos compositores é claramente positivo. Estamos a falar de pessoas que sabem de música" acrescentando que "senti-me desconfortável com os bailarinos dai eles hoje apenas terem entrado aos dois minutos".

O Eurovisão realiza-se em Maio na cidade austríaca de Viena e será lá que "Há um mar que nos separa" nos irá representar a todos.

Modificado em domingo, 08 março 2015 15:30